Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Complô: Will Eisner


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3dVjfdJrKwesULG3Yn2aCEIN7OMi2SZGO2ugOE7pKOSbapAkilCKbTUobQcZe8mw19TinBgmSRr1ZngQkOMdzGcEE3MUt8MCk69ntEmtb_VcL89mflQet8ITrbc1NZI5WDDRV3I4PaqQ/s1600/complobaf.jpg
Clique na imagem para baixar.

Em 1864, o escritor francês Maurice Joly publicou clandestinamente o livro O diálogo no inferno de Maquiavel e Montesquieu, uma sátira ao imperador Napoleão III. Quase trinta e cinco anos depois, o livro caiu nas mãos de Mathieu Golovinski, russo exilado na França a serviço da polícia secreta do tsar Nicolau II. O objetivo dessa polícia era provar a Nicolau II que havia uma conspiração judaica por detrás das revoltas que começavam a assolar a Rússia. Percebendo o potencial do livro de Joly, Golovinski produziu um plágio grosseiro - Protocolos dos sábios do Sião -, em que um suposto grupo de judeus influentes descrevia seu plano de dominação mundial, traçado durante um encontro secreto.
O complô
conta a história da fabricação dessa farsa, e de como ela se tornou uma das mais duradouras e cruéis peças de literatura anti-semita já produzidas. Nesta graphic novel, concluída poucos meses antes de sua morte, Will Eisner investiga também por que nem mesmo as inúmeras provas que vieram à tona, já na década de 20, de que os Protocolos eram falsos, conseguiram minar sua credibilidade. As histórias em quadrinhos, acreditava ele, seriam uma maneira de levar a um público maior a verdade sobre os protocolos. Um dos grandes mestres do gênero, Eisner percorre em O complô mais de um século da história da intolerância, sem deixar de lado aqueles que tentaram combatê-la.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sejam bem vindos!!

Sample Text